Como Criar um Site no Wordpress com este passo a passo simplificado

Tempo de leitura: 5 minutos

Se você deseja empreender no meio virtual, saiba que existem várias ferramentas que podem ajudá-lo a fazer isso com sucesso. E uma das mais importantes é o WordPress, uma ferramenta poderosa que serve para criar sites na internet. Nesse post você aprenderá como criar um site no WordPress por meio de um passo a passo simples e prático.

Com este passo a passo, você perceberá que não é preciso ser um expert em informática para começar a empreender na internet, ou seja, qualquer pessoa pode criar um site, basta apenas ter vontade e dedicação para aprender como criar um site e ativa-lo na internet.

Preparado para aprender como criar um site no WordPress e dar o pontapé inicial rumo a uma carreira empreendedora de sucesso?!

Então vamos lá!

Como criar um site no WordPress: Passo a Passo

Para criar um site no WordPress, é importante que você siga algumas etapas básicas. São elas:

  1. Registrar o Domínio do site;
  2. Escolher um provedor de hospedagem;
  3. Instalar o WordPress;
  4. Configurar o site no WordPress.

Para quem ainda não é familiarizado com termos como domínio ou hospedagem por exemplo, saiba que entender o que cada um desses elementos significa, também faz parte do processo de criação de um site.

O Domínio, nada mais é do que o endereço eletrônico do site. A hospedagem, por sua vez, é o local onde o seu site será armazenado, ou seja, para atuar na internet e estar disponível para o seu público, o site precisa contar com um servidor. E o WordPress é o local onde você poderá configurar tanto o layout, quanto o conteúdo do seu site.

Agora que você já conhece as definições básicas de cada termo envolvido na criação de páginas pelo WordPress, vamos ao passo a passo que vai lhe ensinar como criar um site nesta plataforma.

Passo 1: Registre o Domínio

Passo 1: Registre o Domínio

Para que as pessoas consigam acessar o seu site, é preciso que ele tenha um domínio, ou seja, um endereço eletrônico.

Por isso, o primeiro passo para você criar um site no WordPress é escolher um domínio para o seu site. Nesse caso, é importante seguir algumas dicas:

  • Procure escolher um domínio que esteja relacionado ao seu nicho de mercado;
  • Não esqueça de verificar a disponibilidade do domínio, ou seja, se o endereço que você escolheu já não está sendo usado por outra pessoa.
  • Dê preferência a domínios curtos e objetivos, assim ficará mais fácil para as pessoas gravarem o seu endereço e encontrarem o seu site na internet.

Para fazer o registro do seu domínio, basta acessar o site do Registro.br e providenciar essa etapa de criação do seu site.

Veja como registrar seu domínio na Registro.br no vídeo abaixo

Passo 2: Escolha uma Hospedagem

Passo 2: Escolha uma Hospedagem

A próxima etapa para você saber como criar um site no WordPress é escolher uma hospedagem para o seu site.

Hoje em dia, existem várias empresas que oferecem esse tipo de serviço. Além disso, também existem opções de hospedagem gratuitas. Mas para definir a escolha certa, tudo vai depender dos seus objetivos e necessidades no momento.

O mais importante é optar por uma hospedagem que seja confiável e lhe ofereça um acesso de qualidade. Além disso, também é importante que você verifique se a hospedagem escolhida apresenta uma estrutura adequada para suportar o WordPress.

Atualmente este site está hospedado na Hostoo.io um provedor de hospedagem de sites relativamente novo mas com uma estrutura de hospedagem excelente para o WordPress.

Passo 3: Instale o WordPress

Uma vez que você já registrou o domínio e escolheu a hospedagem adequada para o seu site, o próximo passo agora é instalar o WordPress.

Nesse caso, você pode instalar essa plataforma por FTP (File Transfer Protocol), que é o método mais usado para fazer a transferência dos arquivos entre o seu computador e o servidor de hospedagem.

Você também pode optar pela instalação automática que os servidores de hospedagem geralmente disponibilizam para tornar essa etapa ainda mais simples. Com poucos cliques você instala o WordPress no seu servidor.

Passo 4: Configure o site no WordPress

Por fim, o último passo para você saber como criar um site no WordPress se refere a configuração do seu site nesta plataforma.

Basicamente existem algumas configurações que você deve realizar para otimizar o desempenho do seu site. São elas:

  • Bloqueio de Spam: Para fazer o bloqueio de spam no seu site, você deve ativar um plugin existente no WordPress chamado Akismet. Mas esta configuração só será útil para o caso dos comentários ficarem ativos no seu site, do contrário, não é preciso executar esta configuração.
  • Ativar ou desativar comentários: E por falar em comentários, esta é outra configuração que você precisa fazer e nesse caso basta seguir a sequência Configurações > Discussão e ativar ou desativar esta função do seu site.
  • URLs Amigáveis: Outra configuração importante é a utilização de links amigáveis, ou seja, você precisa configurar a URL do seu site para facilitar a leitura das páginas para o seu público. Nesse caso, basta seguir a sequência Configurações > Links Permanentes.
  • Instalação do tema: Para instalar o tema do seu site, você pode selecionar dentre as opções disponibilizadas pelo próprio WordPress ou então fazer o upload do seu próprio tema. Nesse último caso, basta baixar o tema desejado no seu computador e, em seguida, seguir a sequencia Aparência > Temas e clique em Adicionar novo. Depois, na tela seguinte você deve clicar no botão Fazer upload do tema e selecionar o arquivo com o tema que você salvou no computador. Em seguida, é só clicar em Instalar agora e o tema escolhido será transferido para a sua plataforma.

Portanto, este é o passo a passo para você aprender como criar um site no WordPress. Se você precisar de um guia mais detalhado clique aqui. Aproveite para deixar o seu comentário abaixo e compartilhar conosco as suas dúvidas e experiências envolvendo esse assunto!

Até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *