Como Rentabilizar o seu Blog

Tempo de leitura: 6 minutos

Muitas pessoas quando largam o seu emprego para investir em um negócio online pensa que basta publicar dois post semanalmente e rentabilizar o seu blog que já irá receber milhões. A verdade é que sim, ter um blog é bastante rentável, entretanto, esse é um trabalho como qualquer outro, que exige dedicação e empenho.

Para termos uma noção exata, estudos mostraram que cerca de 13% das pessoas que investem em blogs ganham dinheiro apenas com isso. Se pensarmos que há milhões de blogueiros no país, essa porcentagem não é nada.

Por essa razão, é importante:

  • Escolher um nicho que seja realmente rentável;
  • Se dedicar ao máximo no seu negócio, pois a matemática é bem simples: quanto mais se trabalha, maior será seu lucro.

Com certeza, após essas informações, você pode estar pensando: mas como rentabilizar o meu blog a ponto dele ser realmente lucrativo? Pensando nisso, preparamos algumas dicas infalíveis de como rentabilizar o seu blog. Acompanhe:

Escolha um nicho que seja rentável

Alguns nichos se destacam mais do que outros na internet, por isso você precisará investir em algo que seja realmente rentável, mas que você goste também, para que o seu trabalho não se torne cansativo e maçante, e você acabe desistindo no primeiro mês.

Caso o nicho que você seja apaixonado seja pequeno, por exemplo, pesca com arpão, busque uma segunda opção, como por exemplo, esporte e bem estar. Assim você poderá inserir os tipos de pescas dentro do blog de esporte, que é um dos mais rentáveis.

Em nosso livro “tudo o que você precisa saber para ganhar dinheiro na internet” explicamos um pouco mais sobre as escolhas de um bom nicho para trabalhar na internet, mas aqui citarei os 3 nichos mais rentáveis, que são:

  • Negócios e finanças
  • Relacionamentos
  • Saúde e bem-estar

Esses 3 exemplos de nichos foram selecionados porque eles são considerados perenes, ou seja, são temas que as pessoas investem, gastam dinheiro e mesmo assim continuarão consumindo esses produtos a longo prazo.

Mas atenção! Nunca se esqueça que você precisa escolher um nicho que goste e que domine o assunto, pois, você terá que escrever sobre os assuntos relacionados a esse segmento, e mesmo contar sua experiência sobre o assunto, afinal essa é uma ótima forma de atrair o leitor.

Crie um conteúdo que valha a pena compartilhar

Quando você for desenvolver o conteúdo do seu blog deve pensar o seguinte:

  • Esse texto tem qualidade? – seja muito crítico;
  • Considerando os 10 primeiros sites do Google, esse meu texto atrairia pessoas a ponto de chegar ao top 10 de busca?;

Você pararia para ler esse artigo?

De forma crítica responda essas questões para depois publicar o material, afinal você tem que entender que os textos são o coração do seu blog, e ele têm que conquistar o maior número de pessoas possível.

Quando você não investe seu tempo dedicando no desenvolvimento de um material que realmente surpreenda seu público alvo, a possibilidade de seu blog crescer fica mais difícil, pois as pessoas buscam informações de qualidade, informativo, educativo e dependendo da ocasião um pouco divertido.

E jamais se esqueça, nada de “copiar do coleguinha”, primeiro porque plágio é crime, segundo seu blog nunca irá crescer no ranqueamento do Google, pois, o site possui ferramentas próprias de identificação de plágio.

Seu site deve promover suas metas

Para que a promoção do seu site seja efetiva, ele precisa ser profissional, bem feito e desenvolvido, então nada de um trabalho amador, feito de qualquer jeito, só para “dizer que tem um blog”. Desenvolva-o com amor, como algo muito especial para você, afinal esse é o seu negócio, poderá ser o seu “ganha pão”.

Para desenvolver o seu site de forma profissional, você poderá usar a plataforma WordPress, que é excelente para pessoas que estão começando a desenvolver o seu blog. Lá você tem a opção de temas gratuitos e pagos para o desenvolvimento do seu blog.

Não se esqueça que para registrar o seu site é preciso criar o seu domínio online. Há diversas plataformas com inúmeros planos de hospedagem como preços acessíveis.

Aumente Seu Público

De nada adianta você ter um blog e não ter visitantes, não é mesmo? Por essa razão é fundamental que você tenha métodos de extensão que vão enviar o tráfego para o seu blog e fazer com que outras pessoas conheçam seu site e aumente o tráfego nele.

Para saber mais sobre a geração de tráfego em seu blog, clique aqui.

Determine o melhor método de monetização para rentabilizar o seu blog

A rentabilização do seu site ou blog vai depender do tráfego que está sendo gerado pelo seu público alvo, e nesse ponto voltando à primeira dica: escolha o nicho que você goste e que é mais rentável. A partir daí você pode escolher o método de monetização que melhor se adéqua as metas do seu negócio.

Abaixo estão descritos os melhores métodos de monetização de blogs existentes, acompanhe:

Marketing de Afiliados

Como já falamos aqui no blog, o marketing de Afiliados é importantíssimo para a realização de vendas de produtos ou serviços de outras empresas, em troca de comissão por unidade vendida.

A venda de produtos digitais normalmente tem uma comissão consideravelmente alta, tornando essa uma excelente forma de rentabilizar o seu blog. Quando você promove um produto de outra empresa, você poupa seu tempo e dinheiro produzindo um material semelhante.

Um bom exemplo de como promover um produto de afiliação é desenvolvendo posts de revisão em seu blog, sendo que esses textos devem ser direcionados, ou seja, contenha links para o produto que você irá promover através de sua lista de e-mails.

Configurando a Publicidade

Outra forma que atrai maior tráfego para seu site ou blog é através da publicidade, por meio da venda de espaços de anúncios individuais ou usando o Google Adsense ou uma plataforma semelhante.

Basicamente, você irá publicar anúncios no seu site, geralmente em sua barra lateral, sendo que esse conteúdo deve estar relacionado ao seu nicho, afinal não tem lógica você anunciar livros de culinária se o seu nicho é moda masculina, certo?

Pois bem, nesse caso, você irá receber a renda de acordo com cliques que esse anúncio recebeu ou pelas impressões dos anúncios.

Atenção! Esse método de rentabilização só terá efeito positivo se o seu blog tiver uma grande quantidade de tráfego, caso contrário, este método não vai ser muito lucrativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *