DROPSHIPPING – O que é e como funciona

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De maneira bastante resumida, o dropshipping é um sistema de venda online, no qual você não precisa ter estoque dos seus produtos.

Esse sistema foi desenvolvido porque muitos empreendedores digitais, no início de sua empresa, têm receio de investir um valor muito elevado em estoque e acabar ficando com muito produto estocado, ou seja, “dinheiro” parado. Por essa razão, o dropshipping foi desenvolvido com o objetivo de atingir os e-commerces e empreendedores individuais de marketplaces.

Como funciona o dropshipping?

O processo de dropshipping acontece da seguinte maneira:

  • O seu site realiza uma determinada venda, ou seja, emite a ordem de serviço;
  • Essa ordem de serviço é direcionada para um fornecedor, conhecido como parceiro dropship;
  • O dropship envia o produto para seu cliente, com os dados da sua empresa.

Seguindo o processo de dropshipping, você tem necessidade de manipular o produto, ou ter acesso a ele, sua função é intermediar a venda.

Com relação ao lucro da venda que você fez, ele equivale a diferença de preço entre o valor divulgado em seu site, e o valor que seu parceiro cobra de você, ou seja, você faz sua margem de lucro.

Assim como qualquer técnica de venda em loja física ou virtual, o dropshipping oferece vantagens e desvantagens. Por isso, é importante que você analise cada ponto dos que serão apresentados abaixo, para decidir se sua empresa se encaixa ou não nesse perfil de vendas.

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As vantagens de usar Dropshipping em seu negócio

  • Custos reduzidos: com o dropshipping você não tem a necessidade de investir no estoque inicial que a maioria das empresas investe, ou seja, essa é uma excelente oportunidade de começar um grande negócio com pouco dinheiro;
  • Despesas fixas reduzidas: como você não precisará manter estoque de peças, e irá dispensar a gestão de catálogos, por isso os seus custos fixos serão bastante reduzidos. Além disso, você não precisará de um grande escritório, basta ter um notebook e internet, para gerir sua empresa de qualquer lugar;
  • Flexibilidade: quando você opta por ter uma empresa que opera com o sistema de dropshipping, você tem a certeza de que pode trabalhar de qualquer lugar do planeta. Basta que você tenha internet para se comunicar com seus clientes e fornecedores
  • Mix de produtos: devido ao fato de você não precisar ter a sua disposição o estoque de seus produtos, com o dropshipping você pode ter um mix maior de produtos, trabalhando com diversos fornecedores. Essa é uma forma de você conseguir negociar determinado produto para conseguir um preço de custo menor e um faturamento maior;
  • Trabalhar pouco e ganhar muito: quando você tem um fornecedor dropshipping você pode vender quantas peças forem possíveis, sem ter que se desdobrar para preparar o despacho da mercadoria, já que o fornecedor é responsável por essa função. Para ser mais direto, com o dropshipping, se você vender o dobro ou o triplo de mercadoria, você não irá ter o trabalho de despachar tanta mercadoria de uma vez. Se sua empresa fosse tradicional, possivelmente você teria que contratar alguém para te ajudar, com o dropshipping você economiza até com funcionário, aumentando ainda mais seu lucro.

Não é à toa que muitas pessoas estão investindo cada vez mais no sistema de dropshipping, pois as vantagens são bastante atraentes, entretanto, como nada é perfeito, no dropshipping também tem suas desvantagens que serão listadas abaixo.

Desvantagens do Dropshipping

  • Alta competitividade: por ser um negócio bastante atraente, o dropshipping acaba apresentando alta competitividade no mercado, por essa razão, é importante sempre manter seu site atualizado e cheio de novidades. Isso é fundamental para que os clientes busquem primeiro a sua empresa antes de buscar o concorrente;
  • Margem de lucro reduzida: outro fator que afasta as pessoas que desejam investir em dropshipping é que devido a grande concorrência acabam tendo uma margem de lucro reduzida, girando em torno de 25%, ou seja, para você ter um grande faturamento, é preciso vender muito. Nesse caso, sugiro que veja o post sobre gerenciamento de mídias sociais, pois, essa é uma ótima forma de atrair novos clientes e aumentar sua rentabilidade;
  • Controle de estoque: quando você tem um estoque próprio de mercadoria, fica muito mais fácil controlar a disponibilidade de produtos, entretanto, quando você trabalha com fornecedor dropship, muitas vezes você não consegue controlar seu catálogo e o dele. Um dos maiores problemas que isso pode gerar para sua empresa, é a alteração no prazo de entrega, que poderá deixar seu cliente insatisfeito.

Como trabalhar com o dropshipping na minha empresa virtual

  • Inicialmente você deve escolher o produto que será enviado via dropshipping;
  • Em seguida, confira o produto que seu cliente escolheu e busque outro semelhante para oferecer, assim sua taxa de conversão será maior;
  • Sempre ofereça produtos de acordo com épocas do ano, siga o calendário de festas e estações do ano;
  • Faça uma enquete com seu cliente para saber qual o ponto de vista dele sobre sua empresa;
  • Após a entrega da mercadoria, pergunte ao seu cliente o que ele achou do produto, da sua empresa e do atendimento. Essa pesquisa também pode ser realizada nas mídias sociais;
  • Seguindo esse passo a passo, você terá a oportunidade de selecionar novos produtos para sua empresa, uma vez que está seguindo a opinião de seus clientes. Apesar de não parecer, essa é uma excelente estratégia de fidelização de cliente, e aumento nas chances de indicação.

Como sabemos tudo tem suas vantagens e desvantagens, seu lado positivo e negativo, mas quando trabalhamos com empenho, força de vontade e determinação, as vantagens se sobressaem, e isso não é diferente com o dropshipping.

Como qualquer negócio, seja ele virtual ou físico, o investimento em marketing e atendimento é fundamental, principalmente no começo do seu negócio. Com o dropshipping não poderia ser diferente, dedique-se ao máximo para ter sucesso, pois, nenhuma empresa se vende sozinha, isso é mito.

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